A missão do Espaço Nova Vida é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação ou em risco de solidão e isolamento social, no Bairro do Girassol e Ponte da Bica, na Ramada.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Angariação de Sócios


O Espaço Nova Vida, Associação de Solidariedade Social está a realizar uma campanha de angariação de sócios. Sendo esta a mais nova associação da freguesia da Ramada, no concelho de Odivelas, contamos com a solidariedade de todos para que juntos possamos iniciar um trabalho sério e de qualidade na localidade da Ponte da Bica, Bairro do Girassol.

Para que possa compreender melhor a nossa Associação, por favor leia:

Breve Historial

Foi através da ação social da INV – Igreja Cristã Nova Vida, realizada desde 2009 e de forma informal, que nasceu a vontade de responder, de uma forma mais eficaz e comprometida, às necessidades sociais sentidas na localidade da Ponte da Bica, na Ramada. Verificou-se, por um lado, falta de serviços sociais e de apoios à população, e por outro, a existência de um grande número de idosos e de famílias com diversas carências, ao nível económico, social e afetivo. Também existia uma grande carência de atividades socioculturais nesta localidade.

Desta forma, em protocolo com a Junta de Freguesia da Ramada, nasceu o Espaço Nova Vida. Este pretende ser uma estrutura polivalente e geradora de dinâmicas locais, onde se desenvolverão um conjunto de serviços e atividades que pretendem ser respostas inovadoras às problemáticas sociais emergentes, em especial ligadas à problemática da solidão e do isolamento social.

As principais áreas de atuação do Espaço Nova Vida são: a educação e formação, a cultura e lazer, o apoio social e comunitário, o desporto e o bem-estar, o ambiente e os negócios sociais.

Inicialmente, estão a desenvolver-se atividades socio-educativas. O próximo objetivo é abrir um café comunitário, usando as instalações já existentes no Espaço Nova Vida, iniciar um Banco Alimentar e criar projetos sociais de acordo com as necessidades sentidas pela população local. Será ainda inaugurado nas instalações do Espaço Nova Vida o Centro Espacial de Odivelas, em parceria com a AMRAD – Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação, Educação e Desenvolvimento. Todos os serviços e atividades estão inicialmente direcionadas para a população da localidade da Ponte da Bica, mas poderão vir a estender-se a outras localidades, no concelho de Odivelas, e têm sempre por missão principal prevenir e combater a solidão e o isolamento social.

Projetos em desenvolvimento
Atividades socio-educativas
Apoio escolar gratuito para o ensino básico com professores e estudantes universitários voluntários; alfabetização para adultos; aulas de karaté, ballet e ginástica para seniores; aulas de música.


Projeto Nova Vida
O Projeto Nova Vida pretende prevenir e combater a solidão e o isolamento social, através da dinamização das solidariedades locais e do desenvolvimento local e comunitário, facilitando o acesso a atividades culturais, socio-recreativas, desportivas e educativas, ao mesmo tempo que promove novas formas de cidadania. Para isso, o projeto atua em duas linhas de ação: a intervenção direta com indivíduos, famílias e grupos; e a sensibilização da comunidade para práticas de cidadania, responsabilidade social e solidariedade.
Através dos diversos serviços e atividades, e do trabalho em rede com outras instituições públicas e privadas, será possível: identificar casos de solidão e/ou isolamento social ou outras situações de risco; intervir junto de indivíduos, famílias e grupos nestas situações; sensibilizar comunidades para a importância das redes de apoio solidário como forma de combate à solidão e ao isolamento social; consciencializar para questões de cidadania e solidariedade social.




Torne-se sócio do Espaço Nova Vida e contribua para esta causa. Ao se tornar sócio também passa a ter acesso imediato às diversas atividades que estão já a decorrer, e será informado das constantes novidades que acontecem no nosso meio. Estamos determinados a marcar a diferença nesta localidade!

Os preços de quotas e inscrição são (damos a possibilidade de pagar as quotas anualmente):


       Quota mensal: 3 Eur

                        Joia (pago apenas 1 vez): 10 Eur

EXISTEM DESCONTOS PARA MEMBROS DA MESMA FAMÍLIA


Sem comentários:

Enviar um comentário