A missão do Espaço Nova Vida é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação ou em risco de solidão e isolamento social, no Bairro do Girassol e Ponte da Bica, na Ramada.


sábado, 19 de maio de 2012

Esta é a Ponte da Bica



Esta é a localidade Ponte da Bica. Fica na Freguesia da Ramada, concelho de Odivelas.



A Freguesia da Ramada está situada na encosta da Serra da Amoreira, com um belíssimo panorama sobre os concelhos de Odivelas, Loures e Lisboa, estendendo-se ao rio Tejo. Talvez devido à sua posição estratégica, viveram nesta serra povos que remontam à pré-história, como podemos hoje verificar pela existência de uma estação arqueológica, das mais importante do sul do país. De acordo com os investigadores, neste local terão vivido os povos de nome "Alpiarças", que deram origem aos Lusitanos. A atividade deste povo era a agricultura, predominando a cultura dos cereais, e tinham azenhas e moinhos de vento. Atualmente existem três moinhos restaurados, o das Covas, na Ramada, que foi construído em 1884, outro na Arroja, que é propriedade privada, e outro situado na Freguesia de Famões, o Moinho da Laureana.
Em termos de construção urbana, a Freguesia da Ramada viu surgir núcleos urbanos dominantes, com habitações dispersas e bairros de génese ilegal, dependentes dos núcleos principais, Ramada, Amoreira e Bons Dias. As primeiras construções assistem à chegada da propriedade horizontal. A Ramada é hoje, uma das Freguesias que mantém um crescente desenvolvimento urbano e demográfico.


http://www.cm-odivelas.pt/Freguesias/Ramada/Historia.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário