A missão do Espaço Nova Vida é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação ou em risco de solidão e isolamento social, no Bairro do Girassol e Ponte da Bica, na Ramada.


domingo, 20 de maio de 2012

O que são ações humanitárias, ONGD e voluntariado?

A ajuda humanitária é, por definição, toda e qualquer acção que contribua de forma imediata e eficaz para minimizar os efeitos das catástrofes de várias naturezas junto das populações directamente afectadas.

Trabalho voluntário é a actividade desempenhada no uso e gozo da autonomia do prestador do serviço ou trabalho, sem recebimento de qualquer prestação que se traduza em remuneração ou auferimento de lucro. O trabalho voluntário tem se tornado um importante factor de crescimento das Organizações Não-Governamentais (ONGD), componentes do terceiro sector. É graças a esse tipo de trabalho que muitas acções da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer etc.

O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e muitas vezes necessita de especialização e profissionalismo, já que diversas empresas, hospitais, clínicas e escolas precisam do auxílio de profissionais formados em várias áreas. Em Portugal, o exemplo mais antigo e importante é representado pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, pilar fundamental do exercício "Vida por Vida".

Terceiro sector é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos directos com o primeiro sector (Público, o Estado) e o segundo sector (Privado, o Mercado).

As ONGD são associações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que acolhem no seu interior especificidades que as diferenciam do Estado e de outras organizações e/ou instituições privadas. São instituições de cariz social e cultural, muitas vezes com objectivos humanitários, e com frequência inspiradas pelo pensamento social de confissões religiosas ou pelos ideais de movimentos laicos.

O movimento das ONGD é bastante heterogéneo, estando a sua criação relacionada com diferentes circunstâncias, reflectindo diversas tradições e culturas. As ONG podem ser classificadas de diferentes maneiras, segundo as suas actividades, a sua influência geográfica, etc. Segundo o estatuto das Organizações Não-Governamentais para o desenvolvimento (ONGD), estas são instituições da sociedade civil constituídas por pessoas singulares ou colectivas de direito privado sem fins lucrativos, com sede em Portugal. As ONGD têm por objectivos a concepção, execução e apoio a programas e projectos de cooperação para o desenvolvimento, de assistência humanitária, de ajuda de emergência e de protecção e promoção dos direitos humanos. Uma ONGD pode revestir a forma de associação, fundação, cooperativa ou organização canonicamente erecta, e não lhe é permitido ter natureza político-partidária, sindical ou religiosa, nem desenvolver actividades de cooperação militar.

Em regra, as ONGD têm as seguintes áreas de intervenção: ensino, educação e cultura; assistência científica e técnica; saúde, incluindo assistência médica, medicamentosa e alimentar; emprego e formação profissional; protecção e defesa do ambiente; integração social e comunitária; desenvolvimento rural; reforço da sociedade civil, através do apoio a associações congéneres e associações de base nos países em vias de desenvolvimento; educação para o desenvolvimento, designadamente através da divulgação das realidades dos países em vias de desenvolvimento junto da opinião pública.

Como exemplos de ONGD temos a Cruz Vermelha, que surge em 1863 em Genebra. Em 1865 é criado o Exército de Salvação e, em 1897 na Alemanha, nasce a Caritas. A seguir à Segunda Guerra, em 1942, surge em Londres a Oxfam, em 1943, a Catholic Relief Service e, em 1945, a American Co-operative Agency for Relief Everywhere (CARE). Estas constituem a matriz da qual arranca a filosofia de actuação das modernas ONGD.

Capítulo baseado nas definições de voluntariado, terceiro sector e ONGD da Wikipédia disponível em www.wikipedia.org, e do site da IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento) disponível em www.ipad.mne.gov.pt

Artigo escrito por Rita Adónis


Sem comentários:

Enviar um comentário